
Bem conhecida dos salões de beleza, a Truss é uma marca brasileira de cosméticos profissionais que se destaca no mercado de cuidados capilares de alto desempenho.
Nesses posts eu analiso a política de testes em animais das marcas de acordo com informações públicas encontradas na internet e também por perguntas que envio quando entro em contato com as marcas. Se você quer saber como descobrir se o produto que você usa é livre de crueldade recomendo ler o post 4 formas de saber se seus cosméticos são cruelty free ou veganos e qual é a melhor?
Vou deixar aqui algumas informações obtidas com a marca no meu ultimo contato, em 2021. E algumas outras informações e mudanças que ocorreram nos anos seguintes.
A Truss é cruelty free?
A Truss ela se declara uma marca cruelty free como você vê abaixo em uma de suas respostas a mim. Mas antes de considerá-la uma marca livre de crueldade leia todas as informações.
A TRUSS tem o orgulho em afirmar e comprovar que NÃO realiza pesquisas em animais desde o nascimento da marca. Contamos com tecnologias avançadas laboratoriais para os testes de nossos produtos .
Resposta SAC sobre testes em animais 05/2021
Quando perguntada sobre os fornecedores a resposta foi essa:
Atendendo a ISO 9001, nossos fornecedores são todos homologados, o que significa que atendem a uma série de exigências, entre elas, apresentar documentos como a “Declaração de Não Uso em Animais” (CONFIDENCIAL).
Resposta SAC sobre os fornecedores 05/2021
Para conhecimento, a TRUSS exporta produtos para diversos países, por isso, sempre seguimos as legislações pertinentes a cada um deles.
Em seguida ela cita vários países e as informações sobre testes em animais em cada um deles. Como por exemplo em 2013 a União Europeia baniu a importação e comercialização de produtos e ingredientes cosméticos testados em animais. REACH, EFSA, OMS, e cita outros países.
É otimo que ela tenha esse controle de seus fornecedores. Mas declaração em seguida “sempre seguimos as legislações pertinentes a cada um deles.” me deixa a sensação de que quando for preciso exportar para um país que exija testes, ela seguirá a recomendação.
Deixando claro aqui que as informações que trago aqui são em relação a politica de testes em animais de cada empresa. Mas fico muito feliz quando vejo empresas brasileiras crescendo e se tornando referência, gerando empregos e expandindo mundo a fora.
Até o momento, em 2021 ela não comercializava para a China e também não possuía filial por lá.1 E ao que parece já entrou no mercado asiático, mas não comercializa na China.
Ela era uma marca independente, com fabricação própria na maioria dos produtos. O processo de terceirização era somente para o envase de alguns produtos como aerossol e cápsulas cosméticas.
O que mudou é que em 2023 o Grupo O Boticário anuncia que concluiu a aquisição da Truss Professional.2
Então ela agora passa a ser uma marca do Grupo O Boticário.
Sobre patrocínio ou eventos que envolvam animais (rodeios, desfiles que usam peles, couro ou penas de animais, zoológicos, aquários, pecuária ou outros do gênero. A resposta do SAC foi a seguinte:
Para a TRUSS, todas as formas de vida são muito importantes, portanto, NÃO patrocinamos rodeios e eventos que envolvam más condições animais.
Resposta do SAC sobre patrocínio de eventos com animais 05/2021
A TRUSS está sempre ligada a eventos de moda como o SPFW, Paris FW, NYFW, entre outros, porém, não temos acesso aos materiais/matérias-primas que os estilistas utilizam em suas coleções. Assim como em todos segmentos, a proteção aos animais avança significativamente e, acreditamos que cada vez mais, os estilistas/criadores buscam novas alternativas ecologicamente corretas.
Ela patrocina eventos de moda e menciona não ter acesso acesso aos materiais/matérias-primas que os estilistas utilizam em suas coleções. O que não é muito legal, pois ela pode acabar patrocinando algum evento em que os estilistas usem couro animal e vai ficar por isso mesmo. E tem também o fato de ter sido comprada pelo grupo O boticário, que não nos deixa muito claro sua política de testes. Em breve farei um post só sobre ele.
A Truss é Vegana?
Ela não é uma marca vegana, e como tem muitas questões, como você leu acima. Ela não entra na lista de marcas livre de crueldade aqui do blog. Mas eu procuro sempre deixar o máximo de informações aqui pra que você analise e decida se utiliza ou não seus produtos.
A Truss ela tem algum produtos que não possuem ingrediente de origem animal. E quando questionada sobre produtos veganos me respondeu assim:
Trabalhamos efetivamente no desenvolvimento de fórmulas que atinjam a performance desejada sem que necessitem de ativos de origem animal. Nossa grande preocupação é em alcançar o nível de marca 100 % vegana.
Resposta SAC sobre produtos veganos 06/2023
E os produtos que tem em linha sem ingrediente de origem animal são: Shampoo e Condicionador INFUSION, Shampoo LOW POO CURLY, Shampoo MAN NATURE, Spray SCULPT FIX, e ULTRA CONCENTRATED BOOSTER.
E você, depois de ler todo o post, acha que ela pode ser considerada uma marca cruelty free? Deixa sua opinião nos comentários.
Se esse artigo te ajudou de alguma forma, aproveita pra compartilhar com algum amigo. Me segue nas redes sociais e se inscreve lá no meu canal do YouTube. Essa é uma forma de apoiar meu trabalho!
- https://forbes.com.br/forbes-mulher/2021/05/truss-supera-r-300-milhoes-de-faturamento-e-ceo-quer-levar-o-nome-do-brasil-para-o-mundo/#:~:text=Foi%20em%20um%20desses%20momentos,2020%2C%20mesmo%20durante%20a%20pandemia. ↩︎
- https://www.grupoboticario.com.br/midia/grupo-boticario-conclui-compra-da-truss-e-avanca-na-estrategia-de-construcao-do-ecossistema-de-beleza/#:~:text=Grupo%20Botic%C3%A1rio%20conclui%20compra%20da,constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20ecossistema%20de%20beleza ↩︎
Descubra mais sobre Makeup Anytime
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.