Cruelty-Free x Vegan. Qual a diferença?

 

capa CF & Veg

Antes de tudo quero que leiam atentamente o post antes de julgarem sem entender. Esse post é uma alerta sobre as definições das duas palavras na prática, e não do que elas realmente devem significar.

Graças a Deus tenho reparado que a quantidade de pessoas interessadas em consumir produtos cruelty-free e vegan tem aumentado. Mas com toda essa mudança no estilo e filosofia de vida, surgem muitas dúvidas. O que seria cruelty-free e o que seria um produto vegan? Tenho um vídeo explicando o que é Cruelty-free e falando também sobre aquelas listas de empresas cruelty-free que comumente pesquisamos, tenho certeza que será muito útil e pode ajudar também algum amigo que esteja conhecendo agora esse mundo cruelty-free.  CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR!

Mas hoje vamos focar na questão dos produtos veganos. Estava pesquisando um pouco sobre isso e parei pra ler um artigo de um blog gringo chamado ethical elephant, que mostrava uma ilustração bem didática sobre esse assunto. E como “nada se cria, tudo se copia” 😀 resolvi fazer uma versão nossa, em português dessa ilustração pra entender melhor quais são as diferenças.

 

CF x Veg

Como vemos na imagem acima, quando nos referimos a algo CRUELTY-FREE queremos dizer que é um produto ou empresa livre de crueldade, ou seja, seus produtos não são testados em animais, nem utiliza matéria prima que tenha sido testada em animais.

Um produto pode ser cruelty-free, mas não Vegan?

Um produto pode ser cruelty free, mas conter ingredientes de origem animal na sua composição. Existem produtos por exemplo que são cruelty free, mas que na sua composição possuem cera de abelha, leite, colágeno, queratina… entre outros ingredientes.

Quando dizemos que um produto é VEGANO, significa que ele não possui nenhum ingrediente de origem animal em sua composição, e também não foi testado em animais. Por que a palavra vegan abrange bem mais que só ser isento de ingrediente animal. Mas como essa palavra já virou sinônimo pra produto sem ingrediente animal, precisamos ficar atentos, e é o que podemos ler a seguir.

Um produto pode ser vegan, mas não ser cruelty-free?

Pode acontecer de alguém rotular um produto de “vegano” apenas por não conter nenhum ingrediente de origem animal, mas algum ingrediente, ou o produto final pode ter sido testado em animais. 

Normalmente quando a empresa  tem essa filosofia de cuidado e proteção dos direitos dos animais, quando faz referência que seu produto é vegano, automaticamente sabemos que o produto também não foi testado em animais.

Quando uma empresa se propõe a desenvolver um produto vegano por esses princípios ela com certeza não permitirá que sejam testados em animais.

O que gera dúvida é que o termo vegan carrega consigo aquele peso de ser algo contra qualquer sofrimento, dano, ou exploração animal, então quando encontramos algo sem ingrediente de origem animal temos a impressão de ser um produto totalmente livre de crueldade. E nem sempre por que o produto não tem ingredientes de origem animal na composição que ele será Vegan/Vegano.

 

cruely free

Quando dizemos que um produto é cruelty-free e vegano, significa que seus ingredientes ou produto final não foram testados em animais e que ele não possui quaisquer ingredientes derivados de animais em sua composição. Totalmente livre de crueldade e exploração animal.

Não deixem de assistir ao vídeo que mencionei aqui no ínicio, pois esses dois posts se complementam e ajudam a entender melhor.

O que eu acho importante dizer é que você não transforme isso em um peso ou dificuldade pra sua vida, certamente vamos encontrar dificuldades em achar produtos vegan, principalmente no Brasil, ou o fato de não termos certeza se as empresas estão sendo sinceras quando dizem que são cruelty-free…. mas o importante é continuarmos fazendo o nosso melhor e colaborar para que mais e mais pessoas entendam a importância de dar preferência a marcas cruelty-free/vegan.

E em breve teremos no mercado brasileiro muitas empresas cruelty-free/vegan de fácil acesso a todos!

Espero que esse post tenha te ajudado. E qualquer dúvida, comentário ou sugestão, pode me enviar que ficarei feliz em receber.

Um beijo grande e até o próximo!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 thoughts on “Cruelty-Free x Vegan. Qual a diferença?

  1. Parabéns pelo site, ele traz informações muito importantes. Só uma correção, vegan não está relacionado apenas aos ingredientes de origem animal. Segunda a vegansociety, vegan é definido como uma filosofia de vida que busca excluir toda forma de exploração e sofrimento animal, dentro do possível. Portanto qualquer produto que cause exploração ou sofrimento, isso envolve ser testado ou ter componentes de origem animal, não são veganos. Ou seja, todo produto vegano necessariamente é cruelty free. As pessoas confundem muito a questão de dieta com veganismo, e são coisas distintas. Parabens mais uma vez, seu site só agrega informações muito importantes para quem busca um mundo sem sofrimento de animais.

    1. Oie Carol!!
      Muito Obrigada!!! Fico muito feliz que tenha gostado!!
      Realmente, concordo com tudo o que disse, também entendo o termo vegan dessa forma. O problema é que indústria cosmética tem usado esse termo apenas pra referir quando um produto não tem ingredientes de origem animal. O que deturpa um pouco o sentido da palavra vegan. Mas também concordo que se é vegan deve ser totalmente livre de qualquer sofrimento ou exploração animal.
      Muito obrigada por sua contribuição e pelo elogio! 🙂 Espero te ver mais vezes por aqui.
      Um beijo enorme!!
      Nos siga nas redes sociais também!! Bjus!! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *